CANIL BONNE SANTÉ

OPÇÕES
Pesquisa
Avalie meu site
Total de respostas: 61

Início » 2014 » Julho » 29 » Doença do coração ou Filariose
1:01 AM
Doença do coração ou Filariose

Doença do coração ou Filariose:

Nossa região litorânea é muito fácil para os cães adquirirem tal doença devido a grande quantidade de mosquito.Existem alguns vermífugos que são específicos para isto, mas geralmente se dá quando o cão é maior...
São a base de Ivermectina como o Cardomec, Endogard, Canex e etc.Não são tão caros em relação aos vermífugos comuns.
Tem que dar a dose certa pq pode causar intoxicação etc.Levar ao veterinário caso tenha dúvida!!
O parasita responsável pela filariose ou "doença do coração" é o Dirofilaria immitis, são vermes nematódeos (assim como a lombriga) que abitam as veias e o coração de cães pq o homem e os gatos não são bons hospedeiros para o parasita.
As larvas infectantes são transmitidas por mosquitos Anopheles, Aedes e Culex. No lugar da picada a inoculação de larvas imaturas que se desenvolvem no tecido abaixo da pele e na fase madura migram pro sangue até atingirem a artéria pulmonar, os átrios e ventrículos.Os vermes causam inflamação na parede da artéria gerando gerando hipertensão e fibrose na mesma o que deixa de impulsionar o sangue.
A hipertensão força o coração a trabalhar mais,causando hipertrofia (aumento de tamanho),porém as válvulas cardíacas não acompanham este crescimento,acarretando em sopro.Todas as alterações levam a não circulação correta do sangue causando anóxia (falta de oxigênio) no fígado,gerando insulficiência hepática.
O sangue parado nas veias resulta em extravasamento de líquidos para os tecidos do animal (Edema).
Os vermes levam à formação de trombos (Espessamento do revestimento das veias devido à resposta imunológica) estes trombos podem se soltar e entupir as veias.
Estes sintomas variam quanto ao grau de infecção,podendo animais sem muitos vermes não apresentarem sintomas.
O diagnóstico baseia-se nos sinais clínicos e por exame de sangue,onde deve-se procurar pelas microfilárias no sangue.
Caso seja diagnosticado filarióse, não se deve aplicar grandes doses de vermífugo,uma vez que os vermes morrerão dentro das veias, podendo então entupi-las,levando o cão à morte.
A aplicação de Anti-helmíntico deve ser gradual.
Há prevalência do parasitismo em áreas litorâneas,onde há grande número de mosquitos transmissores,porém a doença não restringe-se ao litoral,regiões montanhosas tem considerável importância.
Até a sexta dose (filhote) continuar a sair muuito verme, quando esta no coração é mais complicado o tratamento e se descobrir no início tem cura, caso contrário, só controle e remédio pro resto da vida!

Visualizações: 1098 | Adicionado por : dilminha | Tags: filariose, verme do coração, vermífugos contra filariose, doença do coração | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0